Chegando…

teto da Duomo

teto da Duomo

 

Eu cheguei em agosto.

Agosto é verão aqui. Então Milão vira cidade fantasma. Todas as pessoas saem de férias. Até hotel fecha. Impressionante!

Como era início de agosto ainda achei algumas coisas abertas. Então tratei logo de dar entrada no meu permesso di soggiorno. E aqui começa a novela…

Eu tinha um visto de estudo válido por 1 ano. Então teoricamente meu permesso sairia sem maiores problemas. Se você vem para cá com visto de estudante, é importante saber que se for ficar mais de 3 meses, precisará também do permesso. O bendito permesso é literalmente a permissão para você ficar aqui na Itália legalmente, e ter acesso a tudo. Sem ele você é um imigrante ilegal.

Talvez o meu erro tenha sido ter pedido o permesso via correios. Depois, bem depois, eu soube que poderia ter pedido diretamente  no Ufficio Immigrazione della Questura di Milano (Via Montebello 26) e que lá normalmente o procedimento é mais rápido.

Fato é que pelos correios o meu permesso levou 1 ano para chegar. Como ele só tem validade de 1 ano, e conta do dia que você pediu, quando ele chegou já estava vencido. Então eu tive que pedir (e pagar) pela renovação do permesso mesmo sem nunca tê-lo. Só que a renovação eu pedi em julho…e no outro agosto era férias de novo. Adivinhem? Meu permesso só chegou em setembro!

Com isso, eu não pude sair da Itália nas minhas férias. Porque eu corria o risco de não poder entrar de volta, por ser uma “imigrante ilegal”. Ainda que eu tivesse todos os recibos com o pedido do permesso e da renovação…sem permesso, nada feito. Perdi meu bilhete aéreo para Paris e deixei para trás meu sonho de conhecer Portugal!

Então aos que vem, meu conselho: assim que chegarem dirijam-se ao Ufficio Immigrazione della Questura di Milano e resolvam logo a questão do Permesso. Sua vida ficará muito mais simples!

Links úteis:

http://www.milanofree.it/milano/info/ufficio_immigrazione_questura_di_milano.html

http://www.poliziadistato.it/articolo/1076-Stranieri

http://www.poliziadistato.it/articolo/225-Il_rilascio_del_permesso_di_soggiorno

http://www.ambasciatadelbrasile.it

Anúncios

4 Responses to Chegando…

  1. Cláudio Luiz disse:

    Também cheguei na europa em agosto. Tudo estava calma. Só em setembro (depois da segunda semana) foi possível começar ver a diferença.

  2. Mani disse:

    Que boa dica! Grazie!!!

  3. Ana Paula disse:

    Em Caxias do Sul, onde tem uma colônia italiana muito numerosa, é a mesma coisa com relação a esvaziar a cidade no verão. Janeiro a cidade parece cidade-fantasma. Restaurantes fecham, academias, muitas lojas, a italianada vai toda pra praia. Os turistas que chegam a Caxias que se virem!

  4. Galo disse:

    Esses correios da Itália por um acaso ficam em Manaus? Porque o CRBio de lá (6) levou um ano e sete meses para me mandar um documento… Por falar em Manaus, semana que vem já tô indo para lá de novo. Na verdade vou para Presidente Figueiredo fica há umas 6 horas de Manaus…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: